Passeando pelo net, achei esse texto bem interessante e resolvi partilhar com vocês!!!
1. Antes de tudo eu sou uma criança
Eu tenho autismo. Eu não sou somente "Autista". O meu autismo é só um
aspecto do meu caráter. Não me define como pessoa. Você é uma pessoa com
pensamentos, sentimentos e talentos. Ou você é somente gordo, magro,
alto, baixo, míope? Talvez estas sejam algumas coisas que eu perceba
quando conhecer você, mas isso não é necessariamente o que você é. Sendo
um adulto, você tem algum controle de como se auto-define. Se quer
excluir uma característica, pode se expressar de maneira diferente.
Sendo criança eu ainda estou descobrindo. Nem você ou eu podemos saber
do que eu sou capaz. Definir-me somente por uma característica, acaba-se
correndo o risco de manter expectativas que serão pequenas para mim. E
se eu sinto que você acha que não posso fazer algo, a minha resposta
naturalmente será: Para que tentar?
2. A minha percepção sensorial é desordenada
Interação sensorial pode ser o aspecto mais difícil para se compreender o
autismo. Quer dizer que sentidos ordinários como audição, olfato,
paladar, toque, sensações que passam desapercebidas no seu dia a dia
podem ser doloridas para mim. O ambiente em que eu vivo pode ser hostil
para mim. Eu posso parecer distraído ou em outro planeta, mas eu só
estou tentando me defender. Vou explicar o porquê uma simples ida ao
mercado pode ser um inferno para mim: a minha audição pode ser muito
sensível. Muitas pessoas podem estar falando ao mesmo tempo, música,
anúncios, barulho da caixa registradora, celulares tocando, crianças
chorando, pessoas tossindo, luzes fluorescentes. O meu cérebro não pode
assimilar todas estas informações, provocando em mim uma perda de
controle. O meu olfato pode ser muito sensível. O peixe que está à venda
na peixaria não está fresco. A pessoa que está perto pode não ter
tomado banho hoje. O bebê ao lado pode estar com uma fralda suja. O chão
pode ter sido limpo com amônia. Eu não consigo separar os cheiros e
começo a passar mal. Porque o meu sentido principal é o visual. Então, a
visão pode ser o primeiro sentido a ser super-estimulado. A luz
fluorescente não é somente muito brilhante, ela pisca e pode fazer um
barulho. O quarto parece pulsar e isso machuca os meus olhos. Esta
pulsação da luz cobre tudo e distorce o que estou vendo. O espaço parece
estar sempre mudando. Eu vejo um brilho na janela, são muitas coisas
para que eu consiga me concentrar. O ventilador, as pessoas andando de
um lado para o outro... Tudo isso afeta os meus sentidos e agora eu não
sei onde o meu corpo está neste espaço.
3. Por favor, lembre de distinguir entre não poder (eu não quero fazer) e eu não posso (eu não consigo fazer)
Receber e expressar a linguagem e vocabulário pode ser muito difícil
para mim. Não é que eu não escute as frases. É que eu não te compreendo.
Quando você me chama do outro lado do quarto, isto é o que eu escuto
"BBBFFFZZZZSWERSRTDSRDTYFDYT João". Ao invés disso, venha falar comigo
diretamente com um vocabulário simples: "João, por favor, coloque o seu
livro na estante. Está na hora de almoçar". Isso me diz o que você quer
que eu faça e o que vai acontecer depois. Assim é mais fácil para
compreender.
4. Eu sou um "pensador concreto" (concrete thinker)
O meu pensamento é concreto, não consigo fazer abstrações. Eu interpreto
muito pouco o sentido oculto das palavras. É muito confuso para mim
quando você diz "não enche o saco", quando o que você quer dizer é "não
me aborreça". Não diga que "isso é moleza, é mamão com açúcar" quando
não há nenhum mamão com açúcar por perto e o que você quer dizer é que
isso e algo fácil de fazer. Gírias, piadas, duplas intenções,
paráfrases, indiretas, sarcasmo eu não compreendo.
5. Por favor, tenha paciência com o meu vocabulário limitado
Dizer o que eu preciso é muito difícil para mim, quando não sei as
palavras para descrever o que sinto. Posso estar com fome, frustrado,
com medo e confuso, mas agora estas palavras estão além da minha
capacidade, do que eu possa expressar. Por isso, preste atenção na
linguagem do meu corpo (retração, agitação ou outros sinais de que algo
está errado). Por outro lado, posso parecer como um pequeno professor ou
um artista de cinema dizendo palavras acima da minha capacidade na
minha idade. Na verdade, são palavras que eu memorizei do mundo ao meu
redor para compensar a minha deficiência na linguagem. Por que eu sei
exatamente o que é esperado de mim como resposta quando alguém fala
comigo. As palavras difíceis que de vez em quando falo podem vir de
livros, TV, ou até mesmo serem palavras de outras pessoas. Isto é
chamado de ECOLALIA. Não preciso compreender o contexto das palavras que
estou usando. Eu só sei que devo dizer alguma coisa.
6. Eu sou muito orientado visualmente porque a linguagem é muito difícil para mim
Por favor, me mostre como fazer alguma coisa ao invés de simplesmente me
dizer. E, por favor, esteja preparado para me mostrar muitas vezes.
Repetições consistentes me ajudam a aprender. Um esquema visual me ajuda
durante o dia-a-dia. Alivia-me do stress de ter que lembrar o que vai
acontecer. Ajuda-me a ter uma transição mais fácil entre uma atividade e
outra. Ajuda-me a controlar o tempo, as minhas atividades e alcançar as
suas expectativas. Eu não vou perder a necessidade de ter um esquema
visual por estar crescendo. Mas o meu nível de representação pode mudar.
Antes que eu possa ler, preciso de um esquema visual com fotografias ou
desenhos simples. Com o meu crescimento, uma combinação de palavras e
fotos pode ajudar mais tarde a conhecer as palavras.
7. Por favor, preste atenção e diga o que eu posso fazer ao invés de só dizer o que eu não posso fazer
Como qualquer outro ser humano não posso aprender em um ambiente onde
sempre me sinta inútil, que há algo errado comigo e que preciso de
"CONSERTO". Para que tentar fazer alguma coisa nova quando sei que vou
ser criticado? Construtivamente ou não é uma coisa que vou evitar.
Procure o meu potencial e você vai encontrar muitos! Terei mais que uma
maneira para fazer as coisas.
8. Por favor, me ajude com interações sociais
Parece que não quero brincar com as outras crianças no parque, mas
algumas vezes simplesmente não sei como começar uma conversa ou entrar
na brincadeira. Se você pode encorajar outras crianças a me convidarem a
jogar futebol ou brincar com carrinhos, talvez eu fique muito feliz por
ser incluído. Eu sou melhor em brincadeiras que tenham atividades com
estrutura começo-meio-fim. Não sei como "LER" expressão facial,
linguagem corporal ou emoções de outras pessoas. Agradeço se você me
ensinar como devo responder socialmente. Exemplo: Se eu rir quando
Sandra cair do escorregador não é que eu ache engraçado. É que eu não
sei como agir socialmente. Ensine-me a dizer: "você esta bem?".
9. Tente encontrar o que provoca a minha perda de controle
Perda de controle, "chilique", birra, mal-criação, escândalo, como você
quiser chamar, eles são mais horríveis para mim do que para você. Eles
acontecem porque um ou mais dos meus sentidos foi estimulado ao extremo.
Se você conseguir descobrir o que causa a minha perda de controle, isso
poderá ser prevenido - ou até evitado. Mantenha um diário de horas,
lugares pessoas e atividades. Você encontrar uma seqüência pode parecer
difícil no começo, mas, com certeza, vai conseguir. Tente lembrar que
todo comportamento é uma forma de comunicação. Isso dirá a você o que as
minhas palavras não podem dizer: como eu sinto o meu ambiente e o que
está acontecendo dentro dele.
10. Se você é um membro da família me ame sem nenhuma condição
Elimine pensamentos como "Se ele pelo menos pudesse." ou "Porque ele não
pode." Você não conseguiu atender a todas as expectativas que os seus
pais tinham para você e você não gostaria de ser sempre lembrado disso.
Eu não escolhi ser autista. Mas lembre-se que isto está acontecendo
comigo e não com você. Sem a sua ajuda a minha chance de alcançar uma
vida adulta digna será pequena. Com o seu suporte e guia, a
possibilidade é maior do que você pensa. Eu prometo: EU VALHO A PENA. E,
finalmente três palavras mágicas: Paciência, Paciência, Paciência.
Ajuda a ver o meu autismo como uma habilidade diferente e não uma
desabilidade. Olhe por cima do que você acha que seja uma limitação e
veja o presente que o autismo me deu. Talvez seja verdade que eu não
seja bom no contato olho no olho e conversas, mas você notou que eu não
minto, roubo em jogos, fofoco com as colegas de classe ou julgo outras
pessoas? É verdade que eu não vou ser um Ronaldinho "Fenômeno" do
futebol. Mas, com a minha capacidade de prestar atenção e de
concentração no que me interessa, eu posso ser o próximo Einstein,
Mozart ou Van Gogh. Eles também tinham autismo, uma possível resposta
para alzaheim o enigma da vida extraterrestre - O que o futuro tem
guardado para crianças autistas como eu, está no próprio futuro. Tudo
que eu posso ser não vai acontecer sem você sendo a minha base.
Pense sobre estas "regras" sociais e se elas não fazem sentido para mim,
deixe de lado. Seja o meu protetor seja o meu amigo e nós vamos ver ate
onde eu posso ir.
CONTO COM VOCÊ!
Fonte: Autimismo | Ellen Nottohm, tradução livre Andréa Simon
Texto adaptado para divulgação no site do Instituto Indianópolis.