Sistema de Comunicação pela Troca de Figuras
Sabemos
que os problemas com a comunicação são uma das maiores preocupações no
caso do autismo. Muitas crianças com autismo desenvolvem as habilidades
de comunicação mais tarde que as outras crianças e também apresentam
geralmente, dificuldades imensas no desenvolvimento da fala. Para os
pais é muito frustante não poder entender o que o filho quer ou precisa e
a criança geralmente fica frustada, apresentando acessos de birra e
outros comportamentos de risco na tentativa de se comunicar.
É
claro que os pais querem que o filho seja capaz de falar, mas ao mesmo
tempo sabem que falar não é a única forma de se comunicar. Quando
pensamos em uma criança sem problemas de comunicação, sabemos que ela
pode se comunicar muito antes que ela possa falar uma única palavra.
O
PECS foi desenvolvido nos EUA pelo psicólogo Andrew Bondy e pela
fonoaudióloga Lori Frost. Eles viram que muitas crianças com autismo
tinham dificuldade com imitação, especialmente a imitação verbal (imitar
palavras) e mesmo aquelas que eram capazes de imitar, geralmente não
usavam as palavras para se comunicar espontaneamente. Bondy e Frost
queriam encontrar uma maneira de ajudar as crianças com autismo a se
comunicar de uma forma funcionalmente fácil e socialmente aceitável.
Também queriam encontrar uma forma de fazê-lo que fosse fácil para os
pais e outras pessoas aprenderem e entenderem, dando à criança a
possibilidade de se tornar mais integrada socialmente e ao mesmo tempo
mais independente.
O Sistema de PECS pode ser utilizado em conjunto com qualquer método terapêutico, como ABA, Floortime, TEACH.
O
PECS foi originalmente desenvolvido para crianças do espectro do
autismo em idade pré-escolar, mas está atualmente sendo usado por
crianças e adultos com transtornos do espectro do autismo e outros
diagnósticos que apresentem dificuldades com a fala e a comunicação.
O
PECS é dividido em 6 fases. Na 1ª fase, o objetivo é o de permutar a
figura. Mais tarde a criança aprende a generalizar essa habilidade de
forma que possa se comunicar com um grande nº de pessoas diferentes, em
diferentes lugares e por diferentes motivos. Eventualmente, a criança
poderá produzir sentenças com as figuras em uma "tira" de sentenças e
poderá expandir o vocabulário.
O
PECS dá à criança a possibilidade de expressar suas necessidades e
desejos de uma maneira muito fácil de entender. Muitas crianças que
começaram a utilizar o PECS também desenvolvem a fala como um efeito
colateral, claro que é um efeito colateral muito agradável!
Ulrika Aspeflo ( Leg. Logopede Utbildningscenter Autism, Suécia)
Foi publicabo no BAB - Boletim Autismo Brasil n.3, de agosto de 2005.
Excelente
link com figuras para todas ou a maioria das situações. Quem se
interessar deve imprimir, aumentar, colar em papel cartão, passar
contact e por velcro para fixação e utilizá-los em áreas fixas em casa
ou em tiras tipo zig-zag ou sanfona, fáceis de transportar.
FONTE: http://rafaelheroi.blogspot.com.br/2011/04/metodo-pecs.html
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